por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | jul 21, 2020 | Acontece no Ecel, Ensino Médio
Com o objetivo de trazer profissionais especialistas reconhecidos em várias áreas e promover debates que instiguem a participação dos alunos e a ampliação de conhecimentos, o Colégio ECEL deu início a um importante projeto com foco no Ensino Médio. A atividade começou nesta última terça-feira, dia 26, às 14 horas, com um encontro virtual, reunindo o corpo discente e docente do nível de ensino, propondo reflexões e interações sobre o tema “Infodemia, Educação para os Meio e a relação com a Ética”. Para trazer esta reflexão tão atual, o encontro contou com a presença de um time de pesquisadores de alto nível.
O primeiro deles, o jornalista Alexandre Le Voci Sayad, diretor da aliança mundial da UNESCO para a educação midiática. Ele é educador, escritor, autor de várias obras que tratam das interfaces comunicação e educação, diretor da GeitGestein, colunista do jornal Gazeta do Povo e da Revista Educação, membro do conselho consultivo do programa Educamídia e da Revista Acadêmica Comunicar Universidad de Huelva – Espanha) e membro do Conselho da Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom.
Outra pesquisadora que trouxe importantes contribuições aos alunos foi a doutora em comunicação Lisa Rodrigues, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Jornalista, Pedagoga e Professora em cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Estácio de Sá, ela integra como pesquisadora e membro consultivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom. Ela falou sobre a importância da Iniciação Científica e a Educomunicação.

O encontro também contou com a presença da Doutora em História e Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Taise Nishikawa. Ela é pesquisadora das áreas de formação de professores e lidera um grupo de pesquisa na universidade sobre tecnologias na educação. Ela destacou sobre historicidade das fake news em tempos de pandemia. O trabalho educativo, realizado de forma remota em razão do distanciamento social, foi mediado pelo Professor Tiago Dedoné, visando a ampliação de informações sobre vários temas. Ele ressaltou que a meta é pavimentar o projeto de Iniciação Científica na instituição. O Clico de Debates terá periodicidade semanal.
De acordo com a Coordenadora do Ensino Médio, Professora Angela Balestero, estes trabalhos reforçam a intenção constante do Colégio em fomentar ações estratégicas pedagógicas que ampliem a qualidade do sistema educacional. O Colégio ECEL é uma das maiores referências justamente por ser campeão de aprovações nos vestibulares e contar com um corpo docente de alta qualidade e projetos diferenciados. “O debate na sala de aula deve ser sempre promovido como forma de criar opiniões e manter o interesse dos alunos. O incentivo desse tipo de atividade na sala de aula, contribui muito para um ambiente escolar saudável e traz diversos benefícios. Estimular o pensamento crítico, ensinar sobre respeito e organização, desenvolver a capacidade de argumentação, formar seres humanos mais completos e atualizados. Assim, podemos aprender e ensinar em conjunto, trocar experiências e completar nossa formação”, declarou. O Projeto Ciclo de Debates – ECEL em Pauta, teve a aprovação da Proprietária do Colégio, Professora Suely Aparecida Guerra Dias e Diretora Geral, Professora Joelma Almeida, e apoio da Coordenação e dos professores.
por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | jul 21, 2020 | Acontece no Ecel, Ensino Médio
Para dinamizar o processo de ensino – aprendizagem e trabalhar atividades que desenvolvam a integração, o desenvolvimento psicomotor, a criatividade, o processo de autonomia e produção, a Professora de Educação Física do Colégio ECEL, Kelly Dedoné de Freitas – que ministra aulas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, tem mobilizado uma série de atividades complementares ao conteúdo programático visando instigar os alunos à atividade física contínua, recreativa e com foco na interface entre o desenvolvimento físico e motor. As propostas visam os pré-requisitos básicos, como: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora e viso-motor, estruturação, dentre outros, a partir da psicomotricidade e dos benefícios que ela oferece para a educação.

Mas não é só isso. As estratégias pedagógicas também integram outras manifestações de artes, como a música, a dança e até a produção de peças como brinquedos recicláveis, promovendo interação. Este último, aliás, com foco recreativo, mas, também, no desenvolvimento de habilidades motoras. Nesta última semana, alunos da Educação Infantil, com especial apoio dos pais e orientação da Professora de Educação Física nas aulas remotas, criaram brinquedos caseiros e divertiram-se bastante, juntamente com os pais. A Professora, graduada em Educação Física e em Pedagogia, também é pós graduada em Educação Física Escolar e em Educação Especial e Treinamento Desportivo. Ela destacou que os processos de produção dos brinquedos e o ato de brincar em família, ajuda muito no desenvolvimento das habilidades sociais e físicas, além de instigar criatividade, aspectos tão importantes serem trabalhadas nesta faixa etária.
O Colégio ECEL é uma das mais importantes instituições de ensino da região. Com 30 anos de existência, está conveniado ao Sistema Positivo de Ensino há mais de 25 anos (um dos melhores sistemas de ensino do país). Com um corpo docente composto por professores dedicados, especialistas e mestres, tem sido destaque pelas metodologias modernas, suporte amplo do sistema de ensino, direção e coordenação atenta às novas realidades e metodologias ativas, capacitação continuada da equipe, projetos pedagógicos diferenciados e referência regional no índice de aprovação nos vestibulares.
por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | jul 21, 2020 | Acontece no Ecel, Ensino Médio
Todos os dias, às 7 h 15 da manhã, os alunos do Ensino Médio do Colégio ECEL têm um encontro marcado com os professores. Respeitando o calendário normalmente, os vários professores do quadro docente da instituição (especialistas, mestres e pesquisadores das áreas da educação) ministram, com dedicação, as aulas até às 12h 30. E não é só isso. O Colégio ECEL tem um grande diferencial: a carga horária ampliada. Durante alguns dias da semana, os alunos também têm aulas no período da tarde. Isso em razão do fato de que várias disciplinas são trabalhadas com subdivisões, visando a intensificação do processo de absorção dos conteúdos programáticos. É o caso da Língua Portuguesa, por exemplo, que é ofertada aos alunos em áreas como Leitura e Produção de Texto (LPT), Gramática, Literatura e Redação, na mesma turma. Quatro professores que, unidos, mobilizam a ampliação informacional.


Outras disciplinas também trabalham neste formato intensivo. Além disso, há um ciclo de projetos e grupos de pesquisas, sob o aporte dos professores e coordenação, que também mobilizam interação e ampliações de conhecimentos, entre os quais o Café Sociológico e o Projeto Profissões. Neste período de distanciamento social, em razão da pandemia, a instituição está se adequando cada vez mais às novas ferramentas das tecnologias educativas e metodologias ativas. Muitas, como o portal Positivo On e aplicativos de interação, já eram usufruídas anteriormente, pois o Colégio é referência em modernização no sistema de ensino. Para adequação no ambiente remoto, com qualidade, todos os professores e equipe pedagógica passam, periodicamente, por reuniões de orientação e capacitação, socializando as melhores alternativas de transmissão de conteúdos, avaliação, proposição de debates e diagnósticos de aprendizagens. Além das aulas, que estão agora em fase de finalização do primeiro bimestre, os alunos do Ensino Médio tiveram, também, períodos de revisão.
Os projetos do Colégio também estão se adequando. Nos próximos dias iniciam-se o Clube do Livro virtual, onde os alunos estarão trabalhando as análises de literaturas. Outro projeto que inicia-se nos próximos dias é o Ciclo de Debates, com rodas de conversas virtuais periódicas, envolvendo os alunos, professores e especialistas convidados de centros de pesquisas e universidades do Brasil. O objetivo é trazer temáticas envoltas aos conteúdos programáticos, numa perspectiva dialógica aberta. O Sistema Positivo de Ensino (SPE) também tem disponibilizado lives com palestras, debates e muitas informações voltadas aos professores e, também, às famílias.


O Colégio ECEL conta com ampla midiatização para trazer transparência e informações aos pais e a comunidade. O núcleo de comunicação do Colégio gerencia o portal oficial e as redes sociais da instituição, além de manter uma parceria muito efetiva com os veículos de imprensa da cidade e da região. Nos próximos dias, novos projetos de comunicação também estarão sendo disponibilizados para ampliar aspectos informacionais e dialógicos com os pais e a comunidade. Com 30 anos de existência, o Colégio ECEL é referência em toda região pelas metodologias modernas, professores de alto nível, projetos culturais, esportivos e científicos, além de ser campeão de aprovações nos vestibulares.
por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | fev 11, 2020 | Acontece no Ecel, Artes, Ciências, Ensino Médio, Filosofia, História, Língua Portuguesa, Sociologia
Esta conexão tão estratégica da interdisciplinaridade para a ampliação dos debates e dos processos de conhecimentos são sempre muito importantes em uma instituição de ensino. Nesta primeira semana de aula, no Colégio ECEL, este diálogo de áreas ficou bastante expresso através uma atividade de integração super interessante proposta pelo Professor Felipe Sandoval, de História, Sociologia e Filosofia, que juntamente com o Professor Tiago Dedoné, de Artes, História do Paraná e Leitura e Produção de Texto – LPT, trabalharam com os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, temas como cultura, diversidade cultural e a relação com a alteridade, bem como a interface entre a cultura da comunicação de massa (da mídia) e o desenvolvimento da aceitação ou não do contato intercultural.
O ponto de partida foi a exposição de um vídeo (animação) que tratou das relações entre países e suas perspectivas culturais. No curta-metragem de animação, intitulado: “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, a personagem passa por várias situações com outros personagens (cada um deles, simbolicamente, possui o cabelo no formato de um país, instigando uma reflexão sobre como é promovida, hoje, as relações de afeto, apoio, e também os ataques à cultura e às características diversas). Debate extremamente rico e oportuno, que gerou uma série de interpretações e ampliação de conhecimentos.
De acordo com o Professor Felipe, estas relações interdisciplinares são fundamentais para o crescimento intelectual e humanístico dos alunos. “Pensamos, durante o encontro, a relação com as mídias virtuais a partir do seguinte desafio: o mundo virtual e globalizado melhorou ou piorou a aceitação da alteridade? Pois, hoje, foi potencializado o espaço dialógico entre as diferenças, entretanto, se percebe, também, a disseminação do discurso de ódio”, destacou. Já o Professor Tiago, que também é jornalista e pesquisador da área de interfaces comunicação e educação – na perspectiva da educação para os meios -, agradeceu o convite do Professor Felipe e destacou que esta conexão interdisciplinar é estrategicamente fundamental para expor diversidades de leituras subjetivas no processo de formação humana, enaltecendo o papel da escola na formação para a tolerância e para o espaço democrático. O Professor estendeu o debate aos alunos do 1º. Ele também destacou que este ano o Colégio tem prospectado uma série de projetos como Seminários de Pesquisa – Iniciação Científica, além de grupos de pesquisas de docentes e discentes, que ampliarão, ainda mais, e em todas as áreas de ciências, os debates e acessos dos alunos ao conhecimento.
por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | dez 14, 2019 | Acontece no Ecel, Ensino Médio, Fundamental II
A colação de grau do 9º ano do Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio do Colégio ECEL Positivo, lotou o Auditório Tomaz Nicoletti, na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus Luiz Meneghel – na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro. A cerimônia emocionou os formandos, amigos, familiares e os funcionários presentes na festividade. Os oradores de turma refletiram sobre o apoio oferecido pelo Colégio, os momentos compartilhados entre colegas e a superação de desafios, assim como reafirmaram o compromisso de levar a amizade construída para toda a vida.
Muito no estilo de colação de grau universitária, a estrutura, decoração, organização cerimonial, discursos, chamaram a atenção pelo nível de excelência e comprometimento com a educação transformadora. Na mesa de autoridades, além dos diretores proprietários Profª Suely Aparecida Guerra Dias e Dr. José Carlos Dias Neto, anfitriões, também contou com a presença da Diretora Geral, Profª Joelma Almeida; as Coordenadoras: do Ensino Médio, Profª Angela Balestero e do Ensino Fundamental, Profª Mileide Berbert; do representante do Prefeito Municipal de Bandeirantes, Lino Martins, o Chefe de Gabinete, Wanderson de Oliveira – que também é pai de aluna na instituição; e a Chefe do Núcleo Regional de Educação – NRE, Profª Ana Paula Tavella Machado.


Nos discursos, as autoridades enalteceram o momento especial como um marco para impulsionar às novas conquistas que estão por vir. A Professora Suely, por exemplo, bastante emocionada, lembrou que a Família ECEL (escola, alunos, pais) estava agradecida à Deus por propiciar este momento de grande alegria e concretização de sonhos. Houve homenagens às mães que há mais tempo estão parceiras do Colégio e os alunos emocionaram com discursos que levaram muitos às lágrimas.
Durante a solenidade, outra formatura aconteceu. Como o Colégio é parceiro da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, através do programa Positivo English Solution – PES, os formandos do 9º ano também realizaram uma linda homenagem. E foi uma surpresa. Acharam que iam cantar em inglês aos pais e demais convidados, mas, no momento de iniciar, as mães levantaram-se e foram em direção ao palco improvisado, para também cantarem. Elas haviam ensaiado às canções, escondidas, com a orientação da Professora Mestre Natália Sousa. Outro momento de grande emoção, que marcou a festividade.
O Colégio ECEL, mais uma vez, mostrou a força de uma instituição séria, comprometida com a missão de levar uma educação transformadora – da educação infantil ao ensino médio -, com professores pesquisadores e dinâmicos, um sistema de ensino considerado um dos melhores do país. O evento terminou ainda mais emocionante, com os abraços de gratidão dos alunos para os pais e professores.
por Tiago Dedoné Assessoria de Comunicação | nov 26, 2019 | Acontece no Ecel, Artes, Educação Física, Ensino Médio, Língua Portuguesa, Música, Notícias
As manifestações artísticas das várias regiões do Brasil foram expressadas, com muita música e danças, durante a Noite Cultural do Colégio ECEL Positivo, evento realizado na última sexta-feira, dia 22, nas instalações do Centro Cultural Takiko Hassegawa – Praça Brasil Japão. E olha que os alunos do Ensino Médio deram um show de talento, graça, beleza, encanto e mostraram, também, muita pesquisa, já que os figurinos, os ritmos, as decorações, retratavam com muita fidelidade as realidades culturais das múltiplas regiões representadas.
Teve samba, capoeira, xote, sertaneja, fandango, vanerão, dança de salão, entre outros ritmos que encantaram o público composto, na maioria, por familiares, professores, coordenadoras, diretoras, imprensa e convidados. Cada uma das turmas de alunos do Ensino Médio apresentou uma cultura regional, expressada na dança. Mas além dos ritmos, a criatividade dos alunos rendeu muitas encenações teatrais e belos figurinos característicos. O trabalho de preparação e organização do projeto foi coordenado pelas Professoras Graziella Frassetto e Érica Panier Godoy.
Entre as atrações da noite, o evento também contou com uma apresentação de jazz, ministrado pelo bailarino Luan Rodrigues. A Professora Érica deixou para o final uma das maiores surpresas do evento. Ela produziu um texto e leu, homenageando cada um dos alunos do terceiro ano, que estão se formando este ano. No momento em que eram citados no discurso, emocionavam-se. Ao concluir, toda a plateia de convidados e professores levantou-se para aplaudi-los, pelo evento e pela conquista da finalização desta etapa da vida. Foram momentos de intensa emoção, que marcaram cada um dos presentes