Unidade Bandeirantes: (043) 3542-4558       Unidade Uraí: (043) 3541-3289       Unidade Andirá: (043) 3538-1727 contato@grupoecel.com.br

Nesta última quinta-feira, dia 09, aconteceu a primeira edição do projeto Clube do Livro de 2023, no Colégio ECEL. É uma atividade bimestral, com foco na leitura e reflexão coletiva sobre uma obra cobrada em vestibular. Neste primeiro bimestre, o livro escolhido foi: “Eles não usam Black-tie“, do Gianfrancesco Guarnieri – literatura sugerida nas principais universidades da região -.

O encontro teve início com a explanação da Coordenadora Geral, Profª Angela Balestero, que parabenizou os alunos pela inserção no projeto literário e deu as boas -vindas; na sequência, o Profº Tiago Dedoné, coordenador do projeto, conduziu a apresentação, provocação e reflexões sobre a obra, tecendo conexões com a estética da arte, a história e as mobilizações sociais, o cinema, a contemporaneidade.

É um livro da década de 1950, que tornou-se filme na década de 1980 e ainda hoje é encenada como peça teatral, podendo ser considerada uma literatura de engajamento. “Este é um grande sucesso da literatura brasileira que quebrou importantes paradigmas, apresentando temas potentes, necessários, e alterando a forma de fazer teatro e cinema no Brasil. É um manifesto do tempo e das relações com a sociedade. Retrata recortes sociais e políticos a partir da forma como as inter-relações sociais se produzem nos espaços territoriais diversos. Já o filme, que se passa em pleno período da ditadura militar, tem importantes alterações, em razão das complexidades e sensibilidades do recorte temporal, sendo expressos na obra”, disse o Professor, complementando: “Pensar a desterritorialização e o sentido político e de pertencimento, são as críticas mais urgentes desta peça e filme”, conclui.

Os alunos fizeram questionamentos, apontaram destaques da leitura que teceram e construíram interpretações de forma coletiva. No próximo bimestre, segundo o professor, a obra escolhida será: “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, da Carolina Maria de Jesus, outra importante referência literária brasileira, bastante cobrada nos vestibulares. Após a conclusão, a Coordenadora e o Professor disponibilizaram um delicioso café da tarde para os alunos, que confraternizaram-se.

 

Literatura na instituição  

O Colégio ECEL é uma referência na aplicação de projetos que contemplam a literatura. Desde muito cedo, ainda na Educação Infantil, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. No Ensino Fundamental, além do trabalho contínuo da prática de leitura, também é realizado exposições e atividades que unem a literatura e a arte. Até mesmo produção de literatura, sob orientação da Profª Maria Lucinéia Gonçalves de Souza, feita pelos próprios alunos e com direito a lançamento com a presença da família e convidados, integra plano de ação do Colégio neste norte.

No Ensino Médio também há um planejamento forte de atuação na leitura. Além das atividades na disciplina de Literatura, sob o comando da Profª Jhuliene Fabian Alexandre, todos os demais professores relacionados à Língua Portuguesa também trabalham referências bibliográficas, com encontros para explanações e questões sobre a obra durante avaliação. O Projeto Clube do Livro é uma das fortes ações nesta vertente que consolida o trabalho pedagógico aplicado, apresentando impressionantes resultados.