Unidade Bandeirantes: (043) 3542-4558       Unidade Uraí: (043) 3541-3289       Unidade Andirá: (043) 3538-1727 contato@grupoecel.com.br

As dinâmicas que relacionam a teoria e a prática nos processos de ensino- aprendizagem estão sendo aplicadas sob novos nortes, neste período de distanciamento social. Os novos tempos vivenciados requerem dos professores imersões mais acentuadas às metodologias ativas, especialmente com o uso das ferramentas da internet. O Colégio ECEL, há muito tempo, já conta com o Portal Positivo On (um sistema moderno de interação e socialização de conteúdos, disponíveis para os alunos e professores). Além disso, os Professores contam, também, com um material didático (livros) de alto nível. Grande parte dos conteúdos visuais contam com acesso de QR Code (um recurso, o qual os alunos podem utilizar para imergir em uma plataforma com novas possibilidades de dados, imagens e informações acerca dos conteúdos programáticos trabalhados).

Os professores estão diariamente em aula virtual e, muitos, mantém grupos de pesquisas atuantes, através dos aplicativos de interação, como o WhatsApp ou Facebook, socializando e debatendo temas diversos e instigando os alunos à pesquisa. Estas e outras ações, coordenadas por uma equipe comprometida de gestores educacionais e corpo docente, fazem do Colégio ECEL uma referência de comprometimento à qualidade do ensino. Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido pela Professora Maria Lucinéia Gonçalves de Souza (Tia Néia), com os alunos do 2º ano, do Ensino Fundamental I. Pedagoga e Pós – graduada em Psicopedagogia, a Professora, que integra o corpo docente do Colégio há 13 anos, destaca que a instituição tem liderado um trabalho de altos resultados neste período de distanciamento, disponibilizando o suporte e treinamentos contínuos sobre tecnologias na educação. 

Nesta última semana, seguindo o conteúdo programático na área de Geografia, ela apresentou os dados referentes ao sistema solar, além da composição dos planetas e seus satélites. Os alunos, além das aulas expositivas, também tiveram a oportunidade de visitarem os conteúdos interativos e divertiram-se com as opções dos resultados no aplicativo. Mas não foi só isso: para consolidar o processo de absorção do conteúdo, a Professora também possibilitou ao alunos experienciarem a construção de maquetes do sistema solar. Com apoio dos pais, cada um fez o seu. E os resultados foram muito mobilizadores. Na aula seguinte, com fotos e filmagens, os alunos apresentaram e socializaram os conhecimentos adquiridos na aula dinâmica.